A Educação de Jovens e Adultos no IFRS: construção de indicadores para permanência e êxito

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Resumo: O trabalho apresenta o projeto institucional e de pesquisa do IFRS denominado “Projeto para o Desenvolvimento de Ações para Implementação de Cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Integrados à Educação Profissional”, que visa desde a formação inicial dos professores até a construção de questionários do perfil do estudante e professor que estuda/atua na EJA, de modo a possibilitar a permanência e êxito dos estudantes e complementar a formação docente. Como metodologia inscreve-se uma pesquisa exploratória documental inicial para levantamento histórico e da caracterização de cada câmpus do IFRS que vai ofertar cursos na modalidade EJA com Formação Inicial e Continuada (FIC), concomitante a uma análise dos cursos que serão ofertados enquadrando-os nos eixos tecnológicos de cursos profissionalizantes e perfilar questões que levam a permanência e êxito de estudantes na modalidade da EJA a partir de uma revisão bibliográfica. A pesquisa demonstra que o IFRS devido sua jovem constituição, ainda não apresenta expressiva oferta de cursos nessa modalidade, prevista em sua lei de criação. Com o projeto institucional serão ofertados cursos do tipo EJA-FIC em 10 campi do IFRS, se encaixando em 5 eixos tecnológicos diferentes. Na caracterização do perfil dos estudantes e docentes, a partir da bibliografia consultada foi possível a construção, de um questionário com 83 perguntas que perpassam na discussão aspectos sociais, culturais, econômicos e de vida, e um questionário com 24 perguntas para os professores no âmbito pessoal, de formação e de trajetória docente. Os questionários serão aplicados e avaliados concomitante ao início dos cursos ofertados, os dados serão analisados para a construção de indicadores que ilustram a realidade do estudante e que atrelados a trajetória docente, permitem a construção de metodologias de modo a promover a permanência e êxito nos cursos. O acesso à educação profissional, para jovens e adultos, possui seus desafios, que perpassam pelos meios sociais, econômicos e de vida de cada pessoa, perfilar e conhecer estas realidades, planejar estratégias e desenvolver práticas eficientes para permanência e êxito destes estudantes demonstram a consideração e o comprometimento que o IFRS tem enquanto instituição de ensino pública e para todos.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Integrantes: