A formação de professores através da ZDP profissional docente: o papel das práticas de ensino

Link para video de apresentação: utu.be/7wpa...


Resumo: Devido ao pouco interesse pelos cursos de licenciatura atualmente, e à baixa qualidade na formação dos docentes atuantes, este projeto analisa a construção da “profissionalidade docente” na formação dos graduandos de licenciatura, tendo como base teórica a “ZDP profissional docente” (a zona entre o conhecimento real do licenciando e o que ele aprende com alguém mais experiente), um conceito desenvolvido por Warford (2011) a partir da ideia de ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal) de Vygotsky (1991). Procuramos entender, detalhadamente, como é o caminho percorrido pelo aluno de licenciatura e quais fatores - positivos ou negativos - influenciam no processo de constituição profissional dos futuros professores. As análises discursivo-textuais dos dados (MACHADO e BRONCKART, 2009) irão fornecer as pistas linguísticas que os licenciandos participantes do projeto apresentam em seus relatos de estágio e que irão indicar os níveis da ZDP profissional docente que os mesmos conseguiram atingir, tendo como base a teoria Vygotskiana de que o desenvolvimento do ser humano acontece através da interação social. Busca-se então o entendimento de toda essa caminhada que é realizada pelo licenciando, desde os anos iniciais de sua formação profissional no curso de graduação, até o seu ingresso no estágio supervisionado. A partir dessa perspectiva, espera-se que o projeto de pesquisa forneça um material que agregue conhecimento à formação dos futuros professores, e enriqueça as metodologias que precisam de mudança. A sala de aula deve ser um ambiente onde possamos discutir as experiências vivenciadas por cada um, para que assim haja mais engajamento na construção dos planos de aula, e tenhamos docentes que se sintam mais preparados para enfrentar os desafios da escola na educação básica.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Integrantes: