Otelo em quadro: uma análise comparativa da adaptação da obra Otelo de Shakespeare em HQ


Resumo: O presente trabalho faz parte do projeto “Interpretação e (Re)criação no Diálogo entre Literatura e Histórias em Quadrinhos” e tem por objetivo analisar a adaptação da obra Otelo de Shakespeare no formato em quadrinhos. O trabalho verifica os aspectos narrativos, estéticos e literários alterados e/ou mantidos na adaptação, bem como observa a relevância desse tipo de abordagem dos textos literários canônicos por meio de outras artes no contexto de sala de aula. A análise consiste em comparar, inicialmente, os aspectos narrativos contidos na adaptação e a maneira como a obra em quadrinhos se utilizou dos recursos próprios para se apropriar da narrativa literária e adequá-la ao seu contexto de produção, considerando que sua linguagem é composta por diversos elementos imbricados, formando um gênero textual complexo. Em seguida, é observado de que maneiras essa adaptação pode contribuir para a formação de leitores atualmente, tendo em vista que as histórias em quadrinhos são “a primeira mídia de leitura que a criança tem contato e constrói a base para o futuro leitor de outras linguagens como a literatura, o cinema, o teatro, dentre outras.” (PESSOA, 2016, p. 08). Diante do exposto, a pesquisa se justifica por ter como objeto de estudo uma das alternativas de ensino de literatura atualmente, bem como por se propor a observar o papel que essa forma de mídia possui na adaptação, no acesso e na abordagem das literaturas canônicas. Como resultados, o presente trabalho observou que as adaptações conseguem, até certa medida, traduzir em sua linguagem própria aspectos construídos de modo subjetivo pela literatura, possuindo limitações em comparação à arte adaptada. Por outro lado, a adaptação proporciona um acesso maior a um público que, a princípio, poderia não desenvolver vínculo com a obra em seu formato clássico.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Integrantes: